Conhecimento complementar para paisagistas de áreas não-biológicas
Curso de botânica para paisagistas
Curso de Botânica para Paisagistas
Introdução:
O curso de “Botânica para Paisagistas” é destinado aos profissionais que desejam complementar sua formação e desenvolver projetos de qualidade superior. O curso discorre sobre a contribuição da ciência botânica no planejamento e construção da paisagem. Analisa a vegetação em sua multiplicidade de aspectos – morfologia, fisiologia, adaptabilidade e funções ecológicas – identificando seu potencial de uso pelo paisagista.
Objetivo do curso:
- Introduzir a ciência da botânica para a construção de paisagens não só esteticamente harmoniosas, mas funcionais e ecológicas, que promovam a conservação dos nossos ecossistemas, com baixo impacto ambiental e incremento dos serviços ambientais.
- Estimular a percepção, o olhar “curioso”, que procura compreender as adaptações existentes por trás da forma de cada espécie vegetal, como meio de facilitar o planejamento dos jardins, a seleção de espécies e sua manutenção.
- Explicar as relações existentes entre os grupos vegetais, que configuram diferentes paisagens naturais (biomas), considerando as condições geográficas, climáticas e adaptativas que determinaram seu desenvolvimento.
- Discutir a responsabilidade/potencialidade do paisagista perante um cenário de intensa urbanização, destruição dos habitats naturais e mudanças climáticas.
Público alvo: Arquitetos, engenheiros, designers de interiores, paisagistas, profissionais da área e estudantes que desejam expandir seus conhecimentos no assunto. Não é necessário conhecimento prévio em botânica.
Conteúdo Programático:
Serão 3 aulas de 6h, conforme segue:
- Aula 1) Importância da botânica no paisagismo: desenvolvendo um novo olhar para as plantas, inteligência vegetal, noções de evolução, forma e função, diversidade vegetal, biomas brasileiros.
- Aula 2) Forma e função: como ler as plantas? Aprendendo com a morfologia geral e adaptações ao habitat (raiz, caule, folha, flor e fruto). Características de espécies terrestres (xeromórficas, mesomórficas), aquáticas, litorâneas, rupícolas, epífitas, etc.
- Aula 3) Escolha das espécies e composição: espécies nativas x exóticas, critérios de seleção (prático, biológico, funcional e estético), noções de composição (imitando a natureza, criando diversidade, utilizando a sazonalidade, explorando os sentidos, agregando funções).
Metodologia:
Apresentação de aulas teóricas expositivas com apresentação multimídia. Análise de amostras botânicas (plantas/partes de plantas) levadas em sala de aula pelo professor.
Facilitadora:
Bianca Brasil – Bióloga com mestrado em Botânica pela USP e técnica em paisagismo pelo SENAC-SP. Atua como professora-autora e tutora há pelo menos 6 anos, tendo contribuído para a formação de professores de Biologia através da pós-graduação REDEFOR e do convênio UNIVESP-USP, e na formação de pós-graduados em Arquitetura da Paisagem no SENAC-SP. Engajada em diversos coletivos de plantio, de hortas comunitárias e de preservação do meio ambiente na cidade de São Paulo, acredita no poder transformador da educação ambiental.
CONFIRA AO LADO AS PRÓXIMAS DATAS OU SOLICITE
PARA INSCRIÇÕES ACESSE AQUI